O CÂNTICO DO "LOUCO"

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

CONTEXTO : 1 Sm 21. 13-15. Salmo de ações de graça.

I. SEU LOUVOR ( 1-4).

Louvor em todos os momentos : Em toda situação, sob toda circusntância, antes, durante e depois da tribulação. Não apenas nos dias radiantes de alegria , mas também nas noites escuras do medo.
A ideia do verbo no hebraico é se por de joelhos e bendizer ao SENHOR ( Seu nome aparece 16 vezes neste Salmo). O louvor do salmista não é exporádico ( v. 1).
Sua alma não se glória em outra coisa. Ela se glória no SENHOR.
É uma experiência contagiante: A experiência de alegria que Davi tinha era o que ele queria que outros também soubessem (v. 2). Ele queria que seus amigos aflitos ouvissem este apelo e se regozijassem igualmente no Senhor, talvez as pessoas no culto.
Então a experiência sai do individual e se torna coletiva ( v.3).
Aplicação: Somos ensinados a adorar sempre ao SENHOR e a reconhecer tudo o que ele fez por nós ( Ef. 5. 20). Nesta manhã, Davi está fazendo um convite especial para nós, para somarmos forças e glorificarmos ao SENHOR.

II. SUA EXPERIÊNCIA ( 5- 10).

Deus ouviu sua oração ( v. 5). Quando Davi se fingiu de lunático, Deus ouviu sua oração e aqui percebemos o quanto Deus é misericordioso. Mesmo se fingindo de louco, teve suas orações respondidades. Seu estado cognitivo não bloqueou sua oração ao trono da graça. Enquanto se fingia de louco, Davi deve ter pedido missericórdia a Deus, foi com certeza uma oração realizada em um momemento muito dificil. Você ja percebeu como algumas orações foram realizadas na Bíblia? Jonas orou no ventre de um peixe, Jeus orou em uma Cruz. E todos foram ouvidos por Deus.
Deus supriu suas necessidades ( v. 9,10). Davi sempre confiou na providência divina ( Sl 23.1). Ele traz uma singela ilustração. O leãozinho passa fome, porém os que buscar ao Deus não lhe falta nada. Os filhotes de leão são fortes, ferozes, tendo todo o vigor, mas, às vezes urruam de fome, porém, os filhos de Deus podem confiar porque Deus tem a comida adequada para eles. Deus é bom!
Deus o livrou do perigo ( v.7). Não foi a loucura de Davi que o salvou, foi o Anjo do Senhor!
Aplicação: Aqui temos algo triplice que Deus faz pelo seu povo escolhido: Deus salva, Deus guarda e Deus satisfaz. Deus é bom! ( V. 8), podemos buscar sua face e sermos abençoados ( v.5).

III. SEU APELO ( 11- 14).

O Rei adorador tem conselhos para seus súditos, a quem ele chama de Filhos ( v. 11). “Vinde” e “escutai” são imperativos. A ideia é esta: venham ouvir com atenção. O temor do SENHOR é o ensinamento do SENHOR, é a instrução do SENHOR.
Após passar por uma grande tribulação, Davi tem conselhos para dá ( Rm 5. 3-4).
A pergunta do verso 12 é muito interessante. Todos querem logenvidade, querem ter uma vida longa, mas isto não significa ter qualidade de vida, mas como fazer uso da vida?: “ Alguns vivem pouco mesmo tendo vivido muito” ( Sêneca). Se você quer ter uma vida de qualidade:
Evite os pecados da línguas ( 13, Tg 3)
Procurar o bem e a paz.
Aplicação: Quem passa por momentos difíceis, tem bons conselhos para dá. Tem experiências marcantes e memórias expontâneas de coisas que marcaram sua vida.

VI. SUA CERTEZA ( 15-17).

v.15. Os crentes tem um Deus observador. Seus olhos estão atentos e seus ouvidos abertos ao seu clamor. Os eleitos são tão preciosos para Deus, que Deus não consegue tirar os olhos deles: “ Ele olha para cada um deles com tanto cuidado e atenção como se houvesse só essa criatura no universo” ( Spurgeon) A mente de Deus está ocupada com o seu povo, com sua igreja. Ele não tarde em responder o clamor dos seus filhos.
v. 16. Os impíos não passam despercebidos. Eles não terão auxilio, não terão apoio. Serão impedidos e derrotados. Não prosperarão. Eles terão sua memôria desarraigada, enquanto Davi pode se lembrar de coisas maravilhosas, os ímpios terão a memoria extirpada.
V. 17. Deus não apenas ouve, o clamar do crente. Deus não apenas olha para ele, mas também está perto, daqueles que tem o coração quebrantado ( Is 57.15, Sl 51. 17 ).
Aplicação: Veja como a Angustia pode nos proporcionar algumas bençãos: Ela nos faz orar. Ela nos trazem os ouvidos atentos do Senhor, elas dão oportundiade para a experiência alegre da libertação.

V. SUA CONFIANÇA ( 19- 22).

Luta é a norma para a vida dos justos, mas há outra norma também implícita, a saber, que Deus é seu libertador. No salmo vemos pessoal especial com aflições especiais e com livramentos especias.
Aplicações: um advogado pode nos livrar de acusasões sérias, mas, não pode nos livrar de todas as acusasões da vida. Um médico pode nos livrar de alguma doença, mas não nos livrará de todas as doenças da vida, os amigos podem nos consolar de algumas lutas, mas não de todas. Somente Deus pode nos livrar de todas as nossas flições.
2. Quando os soldados foram e acharam Jesus já morto, não quiseram quebrar seus ossos, para que a Escritura se cumprisse (Jo 19.33–37). Essa era a expressão máxima da idéia do versículo 20. Com toda a violência dos seus opositores, Jesus não teve seus ossos quebrados para que se cumprisse as Escrituras.
3. Nos versos 21, 22, temos um sumário conclussivo. Os que se entregam ao mal com o tempo descobrirão que são destruído por esse mal.
Aplicação: Olhemos para o fim desse salmo, e percebemos que um dia estaremos para sempre com o Senhor. Um dia seremos resgatados desde mundo, como soldados que lutam em um pais estrangeiro e precisam retornar para casa. Deus tem nos humilhado, permitido muitas lutas, para que possamos confiar mais no SENHOR. Depois do tempo mau, vem o bom tempo, o mau tempo não será para sempre. Muitos homens da Bíblia tiveram viram um sol radiante ser ofuscado por uma nuvem negra e um mundo mal, mas, para eles e para nós nasceu o Sol da Justiça! Hoje nós teremos oportunidade de votar, mas sabemos que a nossa grande experança está no SENHOR. “Deus é a melhor política”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more